terça-feira, 16 de novembro de 2010

COMEÇANDO A ENTENDER A MINHA TERRA V

D. João III, rei de Portugal, pressionado pela repercussão da tragédia, desmembrou Itamaracá, originando à capitania do Rio Paraíba. A ordem para o feito foi recebida pelo governador-geral D. Luís de Brito, que determinava também, punição severa para os índios responsáveis pelo massacre, expulsar os franceses e fundar uma cidade. Assim, tiveram inicio as cinco expedições para a conquista da Paraíba. Para tanto, o rei D. Sebastião enviou o seu ouvidor-geral D. Ferão da Silva.
I Expedição (1574): O seu comandante foi o ouvidor-geral, D. Fernão da Silva. Ao chegar no Brasil, D. Fernão tomou posse das terras em nome do rei sem que recebesse resistencia, porém isso foi um artifício. A sua tropa foi supreendida por indigenas e teve que recuar para Pernambuco.
II Expedição (1575): Comandada pelo governador-geral, D. Luís de Brito, foi bastante prejudicada por ventos desfavoráves. Essa expedição sequer pisou às terras paraibanas. Ocorre que três anos depois outro govenador geral Lourenço Veiga, teima conquistar a capitania do Rio Paraíba, mas não consegue êxito.
III Expedição (1579): A capitania do Rio Paraiba, ainda se achava dominada de fato pelos franceses, quando o capitão Frutuoso Barbosa, obtem sua concessão por dez anos, desmembrada de Olinda. A ideia não foi das mais felizes, porque lhe impôs sérios prejuizos: quando de sua vinda à Paraíba, caiu sobre sua frota uma forte tormenta, obrigando a recuar até Portugal, ainda perdeu a esposa.
IV Espedição (1582): Dois anos depois do reves que sofrera com a expedição anterior, Frutuoso Barbosa, volta decidido a conquistar a Paraíba, porém cai na armadilha dos índios e dos franceses. Barbosa desiste após perder um filho em combate.
V Expedição (1584): Essa expedião foi decisiva para efetivar a conquista da Paraíba. Após a sua chegada à Paraíba, Frutuoso Barbosa capiturou cinco navios carregados com madeiras de traficantes franceses. Entusiasmado, solicitou mais tropas de Bahia e do Pernambuco para asseguar os interesses portugueses na região. No mesmo ano, a Bahia enviara reforço através de uma esquadra comandada por Diogo Flores Valdés, e do Pernambuco tropas sob o comando de D. Felipe de Moura, que finalmente conseguiram expulsar da Paraiba, os franceses e conquistar definitivamentea a Paraiba. Findo o feito da conquista, construiram os forte de São Tiago e São Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário