A educação nunca deixou de ser um instrumento revolucionador e transformador de realidades adversas. Sempre esteve ao dispor daqueles que nela enxergam a mola propulsora do desenvolvimento social, cultural e econômico. Com começo meio e..., em sua aplicação, esse perfume dos deuses, tem colocado nações e povos atrasados na vanguarda do mundo moderno.
Entorpecidas, "pessoas" ainda imprimem os mais bestiais conceitos quanto os milagres da santa educação. Outras mais ranzinzas colocam feições puramente religiosas, que só existem na religiosidade delas - inclusive autoridades - para nodoarem com necedades nefastas, a loucura do sábio, o fermento do espírito, o maná da liberdade, o sal das almas.
A educação alimenta faminto, modela cidadão, nivela classe, destrói império, sepulta ignorância. É um complexo de diferentes ações que tem por objeto o espírito humano, as quais talham homens e mulheres às delícias luminosa da instrução; um patrimônio que "o ladrão não rouba nem as traças roem".
No Brasil, formulam-se as mais deslavadas teses em relação à aplicação dos recursos na educação. Estamos a anos luz da educação desejada. E não venham com alegações medíocres, esfarrapadas, inverdades mal elaboradas tentando nos convencer da falta de vergonha dos nossos governantes.
O que mais impressiona a gente, aqui no Brasil, é o descompasso entre os governos e os cidadãos. Difícil é encontrar um (filho do povo) que não seja consciente das suas obrigações, dos seus deveres; agora, governos com essas grandezas pense numa dificuldade para encontrá-los. Isso porque, geralmente são incompetentes, priorizam as carreiras políticas, as veniagas de bastidores, a uma gestão obreira que atendam os anseios da população.
Para desenharmos um quadro bem mais esplêndido, vejamos: no governo de um sublime presidente da nossa republica - de cada real liberado pelo ministério da educação - vibrem, apenas vinte centavos chegavam à ponta, ou seja, no aluno. Isso já demonstra claramente, a necessidade de uma revolução urgente que atinja o núcleo da célula da educação cidadã, e seja mais rigorosa quando invadir o âmago das administrações e impiedosa com a consciência dos gestores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário