quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

OS ALGAROBEIROS - LEMBRAM-SE DELES?

             Esta  foto era do início da rua Janúcio Nóbrega
em São Mamede- PB, assim como a que está abaixo,
credito de Mário Bento de Morais.

Algarobeiros, Algarobeiros
Predestinados sombreiros
Dos transeuntes trigueiros
Que vagueiam meu sertão,
Num  caminhar de formigas,
E sob as sombras amigas
Descansam suas fadigas
Num ato de comunhão.

E quando a tarde desmaia
O véu da noite se espraia
E os pardais e gandaia
Comemoram envaidecidos
Depois vem a madrugada
E o canto da passarada
Desvirgina alvorada
Nos teus galhos escondidos.

Algarobeiros as alegrias
Que tu deveras sentias
Quando a mão de Malaquias
Com carinho te aguou
E agora em fase adulta
Outra mão mais que astuta
De forma cruel e bruta 
Tua morte Decretou!

Os nossos conterrâneos precisam deleitar-se com esta foto de Edésia Junior, iluminadamente uma obra de arte! A qual parece mais uma dádiva dos céus em forma de presente para embelezar ainda mais a terra. A visão do fotógrafo é algo que não se explica. Ele enxerga por um viés que nós seres comuns e mortais não enxergamos, são lances que nos causam impactos pela beleza sutil que nos oferece. 
                  Igreja de N.S. da Conceição - São Mamede    
                                 Foto de Edézio Junior 
A sensação que temos quando observamos esta foto é que não temos palavras para traduzir tamanho significado. A expressão é muito forte, é uma torrente de beleza que deságua bem em nossa frente causando uma grande emoção - é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição em São Mamede - não há quem não exclame: é linda!
Aqui eu não quero falar do fotógrafo, mas da arte, ou  da realização de Deus, quando o homem busca imitar a natureza. Vou apenas agradecer e contemplar porque sou muito pequeno, mas sempre tento olhar pro alto. Parabéns Edézio Junior, que outras lindas fotos possam chegar até nós com o mesmo significado e expressão.



Um comentário:

  1. Minha querida prima Maria do Socorro Lima de Lucena, rogo piedosamente o seu perdão por não ter lido a tempo o seu recado pelo meu blog. Sim, sou Mário Bento de Morais,filho de Severina Lucena de Morais e sobrinho do seu pai, tio João. Quero muito manter contato com vocês, tenho muito saudades do tio João e de vocês, espero que de agora em diante a gente possa aproximar e intensificar a nossa relação. Peguei o telefone de vocês hoje 13/12/2012, quando verifiquei o blog, geralmente eu não vejo a parte dos comentários, mas graças a Deus revendo alguns títulos vi o seu recado e fiquei muito feliz. Ai vai o meu telefone 031 83 8773-0459. Estou de saída, mas logo que tiver oportunidade entrarei em contato com você. Vou passar o telefone de vocês para os meus irmãos. Um grande abraço. Dê lembranças a todos e um grande abraço no meu tio preferido. Maruio Bento de Morais.

    ResponderExcluir