sexta-feira, 23 de setembro de 2022

AS PALAVRAS EM MOVIMENTO


Pobres e miseráveis desta Nação! Assim, vós sois rotulados, porque sois a base da pirâmide social e, por conseguinte, a maioria que deveria governar porque trabalha para sustentar o mofo taimado, que se empoderou por causa do vosso descuido! Não vos deixeis mais sedes enganados, acordeis desta inação feroz! Unidos vós todos com com confiança mutua vencereis o monstro alegórico impiedoso, o medo! Cuja invenção a traça dominante fê-lo a sua única verdade, apenas para extorquirdes os vossos direitos e inaugurar a mais perversa das instituições, a sujeição democrática necessária! Não mais submetêreis-vos a nenhuma força constrangedora, nem física nem moral, nem fazeis, portanto, de vossa liberdade escambo. Sede vós, vós mesmos, o vosso senhor; não espereis dos outros a transformação que desejeis tê-la, não continueis mais preso ao ajoujo do truculento nem fazeis da vossa submissão o sonho do coercivo compulsivo.

                                                                  * * * *

As grandes amizades são como as mãos que cuidam, sempre fazem o bem, ajudam a construir educando, consolam a alma-aflita e deixam o espírito livre e leve para caminhar ao encontro da paz.

                                            * * * *

Já estão saciados com o pão da eternidade, os que cultivam a paz, mas jamais gozarão das suas delicias, os que fazem a guerra.

                                            * * * *

Dentre os sentimentos inferiores, nada há mais rasteiro que possa ser comparada a vaidade, impostura que esvazia a memória da inteligência emocional, criando aparências ilusórias, qualidades nugativas e desejos inconciliáveis com as leis da racionalidade.

                                                                    * * *

Os modernos Pilatos assistem maravilhados a morte dos atrativos turísticos de Picotes. Com sofisticadas técnicas de lava mãos e miopia planejada dos nativos, aliada a asfixia econômica predatória e interesses escusos, demonstram generosa afinidade com a maldade para com os outros, mas com altíssimo nível de bondade para com os seus próprios ativos.

                                               * * * *

Gradualmente assistimos a ascensão do Narcisismo político pelo mofo da elite brasileira, que sem nenhum recheio à verdade, desprezo a honestidade, extrema vaidade e nevrótico pendor à devassidão, exala sem escrúpulos a herança hermética do coronelismo sádico.

                                                * * * *

A vaidade é como o cisco, sempre vai encontrar um espaço disponível para domiciliar-se.

                                                 * * * *

A inação por sua natureza indolente tende ser a porta de entrada do incensador à campânula do cesarista por excelência, duas espécies de tiranos que se atraem por complexos diferentes, mas com elevado índice de descontrole da racionalidade e perda profunda da memória da razão emocional.

                                                  * * * *

A convicção quase sempre é um vento frio e rasteiro contaminado de más intenções, que geralmente, esconde a parte essencial da realidade objetiva, a santa verdade.

                                                  * * * *

Após Goisfridus solver portagem à ascensão para alcançar o sumo assento em Mohammed, velho império de origem árabe, acrídeos irreplegíveis infestaram a campânula real, para assumirem seus postos na hierárquica ordem dos incansáveis incensadores viciados a sombra lauto do poder.

                                                   * * * *










Nenhum comentário:

Postar um comentário